Aumentar fonte:

Ana Paula Vescovi é nova secretária do Tesouro Nacional

Ministro Henrique Meirelles anunciou a dirigente nesta quinta-feira

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, anunciou nesta quinta-feira (02/06) que Ana Paula Vescovi, secretária de Fazenda do Estado do Espírito Santo desde o ano passado, assumirá a Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Otávio Ladeira, servidor de carreira da STN e atual titular, será o secretário-adjunto.

Ana Paula Vescovi é economista, mestre em Economia do Setor Público pela Universidade de Brasília (UnB), Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (ENAP-DF) e mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (EBAP-RJ).

Servidora efetiva do governo federal - Ministério do Planejamento - atuou por dez anos na Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Fazenda, onde foi secretária-adjunta de Macroeconomia entre 1997 e 2007.

Na SPE, atuou na formulação de políticas públicas, na agenda de reformas microeconômicas e no monitoramento do crescimento da economia brasileira e seus determinantes, além de prestar assessoria em contas nacionais e projeções de parâmetros macroeconômicos para os Orçamentos da União.

Ainda na Secretaria, trabalhou na formulação e avaliação de políticas de Desenvolvimento Regional, implementação de ajustes fiscais (1999 e 2003) e avaliação de subsídios creditícios e financeiros da União (2000 e 2004).

Também foi diretora-presidente do Instituto de Pesquisa do Governo do Estado do Espírito Santo, Instituto Jones dos Santos Neves. Neste último, implementou a avaliação de políticas públicas estaduais e desenvolveu área de estudos de crescimento, ciclo de negócios e desigualdade social, entre outros. Ana Paula Vescovi foi, ainda, assessora econômica do Senador Ricardo Ferraço no Senado Federal entre 2011 a 2014.