Aumentar fonte:

Sistema do Tesouro Nacional é grande vencedor do Prêmio CONIP de Inovação

Servidores da STN e do Serpro recebem prêmio pelo desenvolvimento do SIconfi

O Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi), desenvolvido pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), foi o grande vencedor do Prêmio Conip de Excelência no 22º Congresso de Informática e Inovação na Gestão Pública – Conip 2016. Dos 12 projetos finalistas, selecionado entre mais de 60 inscritos, o Siconfi destacou-se pelos ganhos de eficiência, redução da burocracia, e principalmente pela promoção da transparência e controle social.

O Conip é o principal fórum de inovação que aponta as tendências de uso de tecnologias na gestão pública. Aconteceu nos dias 06 e 07 de junho, na cidade de São Paulo, e contou com mais de 500 participantes, entre eles presidentes e diretores de empresas públicas de TI, diretores de TI dos poderes Executivo, Judiciário e Legislativo e gestores públicos.

Sobre o sistema

O Siconfi é uma ferramenta destinada ao recebimento de informações contábeis, financeiras e de estatísticas fiscais de um universo que compreende todos os poderes e órgãos dos 5.569 Municípios, 26 Estados, do Distrito Federal e da União. Ele permite acesso ao maior repositório de informações contábeis do setor público brasileiro, que desperta amplo interesse de pesquisadores, jornalistas, estudantes, órgãos de controle, gestores públicos e movimentos sociais empenhados na avaliação da performance orçamentária e fiscal de Municípios, Estados, Distrito Federal ou União.

O desenvolvimento do Siconfi coube a diversas coordenações da STN, lideradas pela Coordenação-Geral de Sistemas e Tecnologia de Informação (COSIS) e a Coordenação-Geral de Normas de Contabilidade Aplicadas à Federação (CCONF), em parceria com o Serpro. Levou em conta as boas práticas internacionais na área de transmissão e processamento de dados, além da necessidade de fazer face ao crescente fluxo de informações produzidas pelas unidades federativas.

A tecnologia escolhida pela STN para fazer parte do escopo do Siconfi é o padrão XBRL - Extensible Business Reporting Language, otimizado para aplicação na área de negócios e transmissão de dados financeiros e amplamente utilizado em vários países.

Clique aqui para conhecer o Siconfi e obter mais informações sobre o sistema.