Aumentar fonte:

STN entrega amanhã o Prêmio Tesouro Nacional 2016

Evento será realizado às 15h no auditório do Ministério da Fazenda

A Secretaria do Tesouro Nacional (STN) realiza amanhã, 24/11, a cerimônia de premiação da 21ª Edição do Prêmio Tesouro Nacional, criado em 1996 para estimular pesquisas na área de Finanças Públicas. O evento será aberto pela secretária do Tesouro, Ana Paula Vescovi, e pelo presidente da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), Francisco Gaetani.

Em 2016, o concurso apresentou como temas Política Fiscal e Contabilidade Pública, o que permitiu aos candidatos uma abordagem mais ampla sobre esses assuntos, que fazem parte da área de atuação do Tesouro Nacional. Ao todo, foram inscritos 113 trabalhos, oriundos de dezessete unidades da federação e da Espanha. Vinte e nove monografias foram elaboradas em grupo, com 40 coautores, totalizando 153 participantes.

O Prêmio Tesouro Nacional dispõe hoje de um grande banco de ideias e sugestões, que contribuem para as soluções dos problemas do setor público e a melhoria da gestão das finanças do Estado brasileiro. Em suas 21 edições, realizadas entre 1996 e 2016, foram inscritas 1977 monografias, média anual de 94 trabalhos, e premiados 273 trabalhos.

Com este prêmio, a STN busca fomentar o debate entre acadêmicos, profissionais e interessados, independentemente da linha de pesquisa adotada pelos candidatos, mantendo sempre o caráter republicano inerente a uma instituição de Estado.

Perfil dos participantes

O Prêmio mobilizou profissionais de 21 a 79 anos, de mais de 80 instituições do setor privado e do setor público federal, estadual e municipal, com destaque para a grande participação de mais de 40 professores universitários, em especial de universidades federais (28 professores de 15 universidades federais).

Participaram candidatos de mais de 20 áreas de formação, com destaques para as áreas de economia (44 candidatos), contabilidade (18), direito (13) e administração (11). Mais de 80% dos autores e coautores dos trabalhos do Prêmio possuem pós-graduação, sendo 52 com doutorado, 39 com mestrado e 32 com especialização.

Premiados

A seleção dos trabalhos foi realizada por comissão julgadora formada por membros com notório saber em economia e/ou finanças públicas. Todos os premiados na 21ª Edição do Prêmio Tesouro têm formação strictu sensu, sendo oito doutores e três mestres. 

Cerimônia de Premiação do 21º Prêmio Tesouro Nacional

Data: 24/11/2016, às 15h
Local: Auditório do Ministério da Fazenda