Aumentar fonte:

Tesouro Nacional cria Diretoria de Riscos, Controle e Conformidade

Nova estrutura será dirigida pelo auditor de finanças e controle Claudenir Brito Pereira 

A Secretaria do Tesouro Nacional (STN) instalou no final de agosto a Diretoria de Riscos, Controles e Conformidade (DIRCO), responsável pela conformidade legal, de controles internos e de atendimento aos órgãos de controle, como TCU e CGU, além do acompanhamento da execução contábil e da implementação do gerenciamento de riscos operacionais e de continuidade de negócios no âmbito da Secretaria.

A criação da DIRCO, vinculada diretamente ao gabinete a STN, visa aperfeiçoar os processos de controle e conformidade, identificando e gerenciando previamente os riscos fiscais e jurídicos que possam impactar o cumprimento de seus objetivos e sua missão institucional.

A iniciativa está em conformidade com as orientações emitidas pelo TCU e pela CGU, seguindo a linha das melhores práticas internacionais de governança no setor público.

A nova diretoria será conduzida pelo auditor federal de finanças e controle da CGU Claudenir Brito Pereira, que já ocupou o cargo de auditor-chefe da Auditoria Interna do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e foi membro da Comissão de Coordenação de Controle Interno do Poder Executivo Federal – CCCI. Ele possui duas certificações internacionais nas áreas de controles internos e auditoria governamental pelo The Institute of Internal Auditors (IIA).