Aumentar fonte:

Tecnologia de Informação

Gestão Estratégica de TI

A Secretaria do Tesouro Nacional, como órgão central da execução financeira e orçamentária do Governo Federal, sempre teve sua atuação apoiada por uma plataforma tecnológica de grande complexidade e importância. O alinhamento das ações de TI aos objetivos estratégicos da organização é fator crítico para o sucesso de grande parte das iniciativas e projetos que o Tesouro Nacional empreende. Assim, a maturidade em governança de Tecnologia da Informação é determinante para a eficácia e a eficiência dos serviços prestados pela Secretaria do Tesouro Nacional aos diversos órgãos da Administração Pública Federal, bem como à sociedade brasileira e internacional.

O alinhamento das principais ações de TI realizadas no âmbito do Tesouro Nacional é proporcionado atualmente por três principais iniciativas: a atuação do Comitê de Análise de Demandas do SIAFI; a atuação do Comitê Diretivo de Tecnologia da Informação; e a execução do processo de planejamento estratégico institucional. Estes fóruns contam com a participação da alta direção da instituição e dos gestores de TI, propiciando a priorização de ações de maneira integrada entre as áreas de negócio e a área de tecnologia.

 

Planejamento Estratégico de TI - PETI

O PETI é o instrumento que define os Objetivos Estratégicos de TI estabelecidos de forma alinhada ao Planejamento Estratégico do Tesouro Nacional. Este documento direciona todas as ações e iniciativas de TI para os próximos 4 anos.

O atual PETI pode ser acessado clicando aqui.

 

Plano Diretor de TI – PDTI

O PDTI é resultado do detalhamento das ações decorrentes do Planejamento Estratégico da Tecnologia da Informação - PETI, de forma a consolidar todas as iniciativas, metas e os indicadores da área de Tecnologia da Informação, dando visibilidade às ações, prazos e custos necessários para alcance dos objetivos estratégicos definidos e, ainda, assegurando que estas ações agreguem valor ao negócio da Secretaria do Tesouro Nacional.

O atual PDTI pode ser acessado clicando aqui.

 

Acompanhamento da execução dos Instrumentos Estratégicos de TI

A execução das ações definidas no PDTI, que buscam alcançar os objetivos estratégicos existente no PETI, são acompanhadas pela área de Governança de TI da STN. Este acompanhamento busca identificar possíveis atrasos e dificuldades na execução das ações previstas no PDTI e, ainda, corrigir desvios de planejamento ou execução, de forma a manter todas as ações alinhadas aos objetivos traçados.

O relatório anual da execução do PDTI e do alcance dos objetivos do PETI pode ser acessado clicando aqui.

 

Respostas e resultados dos questionários de Governança de TI do Tribunal de Contas da União – TCU

A fim de avaliar a situação de governança de TI na Administração Pública Federal, o Tribunal de Contas da União tem realizado levantamentos baseados em questionários que abordam práticas de governança e de gestão de TI previstas em leis, regulamentos, normas técnicas e modelos internacionais de boas práticas.

Objetivando induzir a melhoria da governança de TI na APF, o TCU criou, a partir do levantamento de 2010, um índice que busca refletir, de forma geral, a situação de governança de TI de cada organização avaliada, denominado de índice de governança de TI (iGovTI).

O Tesouro Nacional, como importante órgão do Governo Federal e participante do Sistema de Administração dos Recursos de Informação e Informática (Sisp), participa dessa avaliação do TCU desde 2010 e, baseado nos resultados obtidos nessa avaliação, vem constantemente evoluindo seus processos e metodologias de gestão e governança de TI.

Os relatórios contendo as respostas e os resultados obtidos pelo Tesouro Nacional podem ser acessados abaixo:

Levantamento de Governança de TI 2010 – índice iGovTI alcançado: 0,47 – Baixe o arquivo clicando aqui.

Levantamento de Governança de TI 2012 – índice iGovTI alcançado: 0,43 – Baixe o arquivo clicando aqui.

Levantamento de Governança de TI 2014 – índice iGovTI alcançado: 0,73 – Baixe o arquivo clicando aqui.

 

Acompanhamento da Execução dos Projetos de TI no Tesouro Nacional

Um dos objetivos principais da Tecnologia da Informação é gerenciar projetos de soluções de TI que apoiem as áreas de negócio do Tesouro Nacional no alcance aos objetivos estratégicos definidos pela instituição.

 

A fim de dar transparência à execução desses projetos de TI, abaixo estão listados os projetos gerenciados durante os anos na STN:

Projetos de TI em 2015 - Baixe o arquivo clicando aqui.

Projetos de TI em 2016 - Baixe o arquivo clicando aqui.

 

Projetos de TI previstos e priorizados no Tesouro Nacional (VOTO)

Quadrimestralmente, o Comitê Diretor de Tecnologia de Informação do Tesouro Nacional analisa e aprova uma lista de projetos de TI que são prioritários para serem executados durante os próximos quatro meses (chamado VOTO).

A fim de dar transparência à priorização desses projetos de TI, abaixo estão listados os VOTOS dos anos na STN:

Projetos de TI priorizados em 2015 - Baixe o arquivo clicando nos links: 1º Quadrimestre2º Quadrimestre3º Quadrimestre

Projetos de TI priorizados em 2016 - Baixe o arquivo clicando nos links: 1º Quadrimestre2º Quadrimestre3º Quadrimestre

 

Execução Orçamentária de TI

Os dados referentes à execução orçamentária de TI no âmbito da STN podem ser encontrados no Portal da Transparência, uma iniciativa da Controladoria-Geral da União (CGU), lançada em novembro de 2004, para assegurar a boa e correta aplicação dos recursos públicos.

Para acessar esses dados, siga os seguintes passos:

1.         Acesse o site do Portal da Transparência: "http://www.transparencia.gov.br";

2.         Na aba "Despesas", no bloco de pesquisa "Despesas – Pagamento", basta selecionar no quadro "Gastos Diretos do Governo" a opção "por Ação", selecionar o "ano de exercício" desejado e clicar no botão "consultar";

3.         Após a exibição dos resultados, no campo "Pesquisar",  digite "20Z7" ou "Gestão de Sistemas Informatizados de Administração Financeira e Contábil" e clique no botão "OK";

4.         Clique no link disponível no item "20Z7 - Gestão de Sistemas Informatizados de Administração Financeira e Contábil" no qual serão detalhados os valores e favorecidos do exercício selecionado.

As informações do Portal da Transparência são atualizadas mensalmente.